Propagandas

Pesquisar no BLOG

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Funcionários da Fundação Casa são mantidos reféns durante tumulto.

Em três dias, a Baixada Santista registrou duas ocorrências em unidades da Fundação Casa. Desta vez, internos de Itanhaém fizeram quatro funcionários reféns na noite de segunda-feira. Após uma briga entre eles, um grupo de adolescentes iniciou uma confusão no centro socioeducativo enquanto estavam sendo levados aos dormitórios. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Polícia Militar, houve danos no banheiro, pias, biblioteca e em aparelhos eletrônicos, como televisores. Policiais do Grupo Especial de Intervenção e Contenção (GEIC) foram chamados, mas, quando chegaram no início da madrugada desta terça-feira, a situação já havia sido controlada pelos próprios funcionários da instituição. 

A unidade de Itanhaém foi inaugurada em dezembro de 2009, na estrada Coronel Joaquim Branco, no bairro Mambu Rio Branco. Tem capacidade para atender 56 adolescentes e, no momento do tumulto, atendia 56, diz a Fundação Casa.

A Fundação Casa ressaltou ainda que o ocorrido não foi uma rebelião, e, sim, um movimento de indisciplina. A Corregedoria do órgão instaurou uma sindicância para apurar o caso.

Fuga em Praia Grande

Um grupo de 18 internos fugiu da Fundação Casa, no Jardim Esmeralda, em Praia Grande, no sábado. Por volta das 20h30, eles renderam dois agentes... socioeducativos, estouraram o portão e saíram da instituição. Dois foram recapturados até o momento e um morreu durante tentativa de assalto. Além disso, um adolescente foi baleado de raspão na tentativa de fugir, mas não corre risco de morte. O incidente ocorreu quando o grupo era conduzido para os dormitórios - antes, estavam na quadra poliesportiva.

No trajeto para os quartos, os jovens agiram, rendendo os funcionários com uma mangueira de extintor e, na sequência, estourando o cadeado do portão. Na ação, um dos agentes ficou levemente ferido.

Para pular o muro e alambrado, os garotos também utilizaram a mangueira. Contudo, durante a fuga, um disparo ocorreu de fora para dentro da Fundação Casa, atingindo de raspão o tórax de um dos jovens. O adolescente foi conduzido ao Hospital Irmã Dulce. Ele continua na emergência do local, mas passa bem.

No momento do ocorrido, o local abrigava 56 jovens, capacidade máxima do espaço. Além dos dois jovens recapturados e do adolescente ferido, nenhum outro foi encontrado.

A Corregedoria da Fundação Casa abriu sindicância para apurar o motivo da fuga. A Policia Civil também instaurou inquérito policial para apurar o caso do adolescente baleado. 
A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados