Propagandas

Pesquisar no BLOG

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Scanner corporal aumenta o número de apreensões em penitenciária de Gericinó.

Para combater a entrada de celulares, armas e drogas no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, a Secretaria de Administração Penitenciária investe cada vez mais no setor de tecnologia. Detectores de metais, aparelhos de Raios-X e sistemas avançados de filmagem são instrumentos fundamentais para manter sob vigilância os 14 mil presos que cumprem pena no local. Com o uso do scanner corporal, equipamento responsável pelas maiores apreensões de objetos ilícitos, o número de visitantes flagrados em revistas quase triplicou em um pouco mais de três anos de funcionamento.

Em 2008, foram registradas 69 capturas. Este número saltou para 99, em 2009. No ano de 2010, foram 144 apreensões. Em 2011, 192. Já este ano, foram feitos, até o momento, 187 flagrantes. Após ser detido, o infrator é levado diretamente à delegacia.

- O scanner é um equipamento importante no processo de revista, quer do visitante, quer de presos, por possuir uma imagem nítida do interior do corpo humano, sem que haja necessidade de proceder à revista corporal tradicional – disse o secretário de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro.

Importado da Inglaterra, o equipamento foi adquirido por R$ 1,2 milhão e é o único em uso na América Latina. Com o tempo de revista de 30 segundos, aproximadamente cem pessoas passam diariamente pelo aparelho. As imagens são gravadas e podem ser usadas pela polícia em processos na Justiça.

Segundo a subcoordenadora de Segurança da Secretaria de Administração Penitenciária, Cláudia Dias, todos os presos que voltam de visitas periódicas também passam pelo scanner.

- Em apenas um dia, 15 apenados foram pegos em flagrante. Este equipamento veio modificar todo o trabalho na questão de segurança, pois ele auxilia e inibe as tentativas de usar o corpo como transporte. As imagens do aparelho são bem claras, dá para detectar qualquer coisa no corpo – explicou Cláudia.
Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados