Propagandas

Pesquisar no BLOG

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SP pode ter superbloqueador de celular para silenciar PCC nas celas.

O Ministério da Justiça incluiu no pacote de ajuda a São Paulo um moderno aparelho para bloqueio de celulares em presídios para reforçar o combate à violência no Estado. Chamada GI-2 e desenvolvida em Israel, a maleta de interceptação de última geração identifica com precisão o número do aparelho e o chip, uma arma essencial no combate a organizações criminosas comandadas de dentro dos presídios, como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

O equipamento usa o princípio da Estação de Rádio Base (ERB) para identificar e bloquear todos os celulares de uma área, sem afetar os da vizinhança. As informações foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo.

O bloqueador usa a frequência das ondas de telefonia pela qual os presos se comunicam, mas não tem função de escuta, que só pode ser feita com autorização judicial. Cada kit custa hoje R$ 1 milhão, mas o preço pode cair se houver lote grande de encomendas.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) planeja... expandir o uso da maleta para os presídios de todo o País. O governo paulista ficou analisar e de dar resposta à oferta posteriormente. Testada recentemente no complexo penitenciário de Salvador, que tem 6 mil detentos, a maleta detectou 1,5 mil celulares em posse dos presos. Os aparelhos foram bloqueados e recolhidos. O equipamento foi usado pela primeira vez em 2006 no presídio federal de Catanduvas.

Onda de violência 
Desde o início do ano, ao menos 92 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 18 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital houve um crescimento de 102,82% no número de pessoas vítimas de homicídio no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, a alta foi de 26,71% no mesmo período.

TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados