Propagandas

Pesquisar no BLOG

terça-feira, 15 de maio de 2012

São Paulo precisaria de um CDP por semana.

Média de ingresso no sistema prisional paulista triplica em 2012 e exige ação rápida do Estado.


A população carcerária "explodiu" em 2012 no Estado com o ingresso médio de 77 novos presos por dia nas unidades administradas pela SAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária). 

Isso significa que a cada sete dias e meio seria necessário construir um CDP (Centro de Detenção Provisória) com a capacidade de 576 homens, a mesma da unidade de Americana, para suprir a demanda. 

Em dezembro de 2011, o volume era muito inferior e a cada dia em média 26 novos detentos ingressavam nos presídios estaduais. A média passou de 792 novos presos em dezembro de 2011 para 2.319 no mês passado. Em apenas quatro meses, o volume mensal aumentou 192,8%. 

Plano garante novos presídios em dois municípios da região.

O plano de expansão de unidades prisionais do Governo de São Paulo prevê a construção de 49 novas unidades prisionais. Foram inauguradas sete e estão em construção outras...
14, sendo duas delas na região de Americana - o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Limeira e a Penitenciária Masculina de Piracicaba. 

A construção da unidade limeirense, no limite entre Santa Bárbara, Limeira e Iracemápolis, gerou protestos de deputados, vereadores, políticos, entidades e sociedade civil, devido aos riscos a segurança da população, mas a decisão foi confirmada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

"O projeto que visa atender primeiramente as mulheres pretende zerar o número de presas nas carceragens em cadeias públicas do Estado de São Paulo", informou o secretário Lourival Gomes. 

As unidades são mantidas pela Secretaria de Segurança Pública, como é o caso de Santa Bárbara d'Oeste, que está semi-interditada pela Justiça e tem o limite máximo de 80 presas. A capacidade é de 24 mulheres.

Regionalização

"A distribuição das unidades irá ampliar o sistema prisional em todo o Estado, de acordo com o princípio da regionalização. O preso fica mais próximo do juiz que o julgará, agilizando o processo", explicou a SAP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados