Propagandas

Pesquisar no BLOG

Porte de Arma

Secretários da Administração Penitenciária e Segurança Pública definem que porte de armas agentes é legal e pode ser usado.


Uma reunião ocorrida na sexta-feira (12) entre os secretários da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, definiu que o uso do porte de armas de fogo, concedido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) é legal.

A informação foi repassada ao presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, pelo secretário Lourival Gomes. “Todos os servidores que possuem o porte podem continuar utilizando e andando armado normalmente”, disse Grandolfo.

De acordo Grandolfo, ficou decidido que o porte de armas dos agentes penitenciários não mais será questionado por policiais ou delegados, e que cenas como a ocorrida com o ASP Marco Antonio Dib, não deverão mais acontecer.

Caso Dib: na manhã da última terça-feira (9), o agente de segurança penitenciária (ASP), filiado ao Sindasp-SP, Marco Antonio Dib, membro do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) de São Paulo-SP, foi detido por policiais civis em São Paulo.

O ASP foi detido para averiguação de uma denúncia em que o mesmo estaria portando arma adulterada, o que não foi comprovado. Dib relatou à reportagem do Sindasp-SP que foi abordado por policiais civis e que comunicou aos mesmos que a arma citada já se encontrava em nome de outra pessoa.

Ele apresentou sua arma, porte e registro aos policiais, mas foi conduzido à delegacia da Corregedoria da Polícia Civil.

Na delegacia, ao apresentar seu porte, o delegado divisionário teria dito que o porte do agente penitenciário “não serve pra nada”, relatou o ASP. Membros da inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) se dirigiram ao local e, por também estarem armados, receberam voz de prisão do delegado divisionário, contou Dib.

Uso do porte: o Sindasp-SP comunica aos filiados para usem normalmente o porte de armas fora de serviço. Caso haja qualquer questionamento ou alegação das Polícias Civil, Militar ou delegados, entrar em contato imediatamente com a sede estadual ou qualquer regional do Sindasp-SP. 

Acordo para avaliação psicotécnica, psicológica e capacitação técnica e prática: uma publicação no Diário Oficial de 12/04/2013, por meio do Processo SSP-GS-754/12, a Secretaria da Administração Penitenciária e a Secretaria da Segurança Pública, representada pela Delegacia Geral de Polícia e da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, realizarão procedimento de avaliação psicotécnica e psicológica e capacitação técnica e prática de ASPs, AEVPs e de oficiais operacionais motoristas, que exercem a função de condutores de veículos que transportam presos, para o manuseio de arma de fogo, visando a autorização de porte, fora de serviço. Confira a publicação no anexo (Extrato de Convênio).
Carlos Vitolo
SINDASP-SP

2 comentários:

  1. Isso mostra como as POLÍCIAS (neste caso evidente, a CIVIL) estão bem preparadas né? Se a própria ACADEPOL dá curso de tiro para os ASP's, como julgam (sem fundamentação legal) que esses não podem portar arma de fogo????

    ResponderExcluir
  2. Prezado Colega, obrigado em participar do Blog.

    Na minha opinião foi uma guerra de egos, faltou diálogo entre as pastas, onde houve uma tranquilidade maior após a reunião entre os secretários da pasta, agora quanto ao fato da academia ministrar os cursos para os agentes, isso foi meramente comercial, foi uma prestação de serviço.

    ResponderExcluir

TWITTER

Interessados