Propagandas

Pesquisar no BLOG

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Assassinatos dentro de penitenciaria de Piraquara seriam motivados por briga entre facções.

Quatro detentos morreram no sistema penitenciário do Paraná, durante este fim de semana. Três casos foram confirmados como assassinato e um como possível suicídio. A Polícia Civil de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, está investigando as mortes e os policiais já tem os nomes dos autores. Para a polícia, os crimes teriam sido cometidos em função de disputas entre facções rivais dentro do sistema.

No sábado (21), Adelsio Pereira Alves foi morto na PEP II (Penitenciaria Estadual de Piraquara). A vítima foi encontrada na cama com ferimentos provocados por estoque (facas improvisadas feitas pelos detentos) e agressões. Segundo a polícia, o autor é Eberton Bueno, outro detento.

No domingo (22) foram três mortes, desta vez dentro da PEP I. Marcos Freitas de Jesus, conhecido como “Turco Louco”, teria sido assassinado por Lucas Ferreira da Costa. Luiz Carlos de Paula, conhecido como “Omega”, teria sido morto por Sidney de Souza. O detento Marcos Antônio Vieira, também encontrado morto dentro da cela, teria cometido suicídio, entretanto a polícia continua investigando o caso.

“Mesmo com os autores individuais de cada crime, acreditamos na participação de outros presos. Tudo por causa da briga pelo poder entre os detentos. Foram golpes de estoque além de muitas agressões”, disse à Banda B o delegado Amadeu Trevisan, chefe da DP de Piraquara. Os envolvidos nos crimes foram levados para a delegacia e prestaram depoimento.

O delegado comentou sobre a suspeita de existir uma lista de presos marcados para morrer...
 "Não levantamos nada a este respeito, são apenas especulações", afirmou Trevisan.

A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná. (SEJU), enviou uma nota comentando o caso: 

O Complexo Penal de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, custodia mais de 5.000 presos. Neste final de semana três presos condenados da PEP I e II foram vítimas de homicídio praticado por outros condenados no interior das celas em que estavam encarcerados.

Os autores dos três homicídios já foram identificados e autuados em flagrante pelo delegado de Polícia de Piraquara, Amadeu Trevisan. Trata-se de desentendimento entre facções rivais que tem possivelmente o tráfico de drogas como motivo do desacerto.

São eles:

1. Eberton Bales Bueno autor do homicídio contra a vítima Adelsio P. Alves.

2. Lucas F. da Costa autor do homicídio contra a vítima Marco F. de Jesus, vulgo “Turco Louco”

3. Sidney de Souza autor do homicídio contra Luiz Carlos de Paula, vulgo “Omega”.

Na PCE o condenado Marcos Antonio Vieira conhecido como “Tarin” também foi vítima de enforcamento no interior da cela e a polícia está investigando, aparentemente trata-se de suicídio.

Nesta manhã faleceu na Casa de Custódia de São José dos Pinhais o preso Cláudio Prado, de 68 anos de idade, mas por morte natural.

As Secretarias de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos-SEJU, através do Departamento Penitenciário do Paraná-DEPEN e a Secretaria de Estado da Segurança Pública-SESP, estão adotando as medidas necessárias para reprimir a prática dos crimes e responsabilizar os envolvidos.

A SEJU expediu a Resolução nº 130/2012 determinando a imediata instauração de sindicância administrativa com base no artigo 306, inciso II, cc. art. 307, ambos da Lei Estadual nº 6.174, para apurar a morte de presos ocorrida entre os dias 20 e 22 de abril, e oficiou ao Ministério Público, Poder Judiciário e OAB solicitando apoio nas investigações.
Jadson André e Antônio Nascimento
Publicado em: 23/04/2012 - 11:42 | Atualizado em: 23/04/2012 - 15:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados