Propagandas

Pesquisar no BLOG

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Motim deixa agente prisional ferido.

No sábado (16) a falta de energia elétrica na Seccional Urbana de São Brás por três horas culminou em um motim de presos da cela II. Muito agitados eles utilizaram um celular de dentro da cela, ligando para um familiar que avisasse a imprensa que as 19h ia ter rebelião. A energia no prédio foi restabelecida depois de uma ligação de um jornalista para a direção da concessionária de energia, no entanto, o plano do motim já estava em curso pelos detentos.

Eles gritaram pedindo ajuda para um suposto companheiro de cela que estaria passando mal e ao ser aberto o local pelos agentes penitenciários Celso da Cunha e Aluizio Alberto Barbosa, estes acabaram agarrados, iniciando o motim. Segundo o coronel André Cunha “os detentos que saíram da cela II conseguiram abrir a cela IV e quando se preparavam para uma ousadia maior foram contidos pela tropa do COE e Rotam que libertaram os reféns e colocaram ordem na casa”.

O motim foi tão bem orquestrado que minutos antes de iniciar já era grande a presença de familiares em frente ao portão da unidade carcerária e com gritos e choros chegaram a interditar duas pistas da avenida Magalhães Barata em São Brás. Contidos pela ação policial os cabeças do movimento foram identificados como... Alessandro Correa Rodrigues, Cristinelson Tavares de Souza, Jefferson Pantoja Duarte, Cristiano Alves Nunes, Deivid da Silva Rodrigues, Wagner Pantoja Correa, Douglas Ferreira da Silva e Fábio Junior Carneiro Nascimento. Eles foram autuados pelo delegado Paulo Guilherme Barreto por dano ao patrimônio, cárcere privado e tentativa de homicídio.

Ouvidos pelo delegado, os detentos fizeram um pacto de silêncio se reservando ao direito de permanecer calado e prestar esclarecimentos do ocorrido somente em juízo inclusive se negando também a assinar as peças do flagrante.

Em nota a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará informou que oito detentos do Centro de Triagem de São Brás foram transferidos para o Centro de Recuperação Pará III, no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, para cumprimento de medida disciplinar. 

Eles são apontados como os líderes do motim ocorrido na noite do sábado (16), onde dois agentes prisionais foram feitos reféns. Um deles ficou ferido. Seis presos também ficaram feridos durante a ação da polícia.

Por medida de segurança, na manhã de ontem as celas do Centro de Triagem passaram por um uma revista geral, realizada por homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Os dois agentes prisionais feitos reféns tiveram apenas ferimentos leves. Um deles foi encaminhado a um Hospital particular para atendimento médico por conta de um corte na cabeça.

Ainda segundo a Susipe, a Seccional de São Brás tem atualmente 198 internos, obedecendo a uma decisão judicial que estabelece o quantitativo máximo de 200 detentos no Centro de Triagem.
Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados