Propagandas

Pesquisar no BLOG

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prefeito pede construção de presídio em Riversul.

Enquanto cidades como Bom Jesus dos Perdões e Araçariguama (SP) se mobilizam para impedir a construção de unidades prisionais, a prefeitura de Riversul, no sudoeste de São Paulo, a 380 quilômetros da capital paulista, pediu, oficialmente, ao governo do Estado a construção de um presídio no município. De acordo com o prefeito Vicente de Paula Garcia (DEM), uma unidade prisional do tipo Centro de Detenção Provisória (CDP) será um "presente" para a cidade. Garcia viajou à capital nesta segunda-feira para tornar oficial a reivindicação. "Um CDP gera de 300 a 350 empregos. É o que precisamos hoje", disse.

De acordo com ele, a cidade, de 6.165 habitantes, tem a economia baseada na agricultura, mas a mecanização das lavouras deixou um grande contingente de desempregados. "Tentamos atrair indústrias, mas os empresários dizem que... Riversul fica na contramão de tudo." Sem alternativa, a cidade enfrenta forte êxodo. "Os estudantes terminam o ensino fundamental e vão embora." A condição do prefeito para a construção da unidade é que seja dada preferência à mão de obra local, tanto para a construção quanto para a manutenção do presídio. Ele prefere um CDP a uma penitenciária porque, como a prisão é provisória, as famílias dos detentos não se fixam no local. "A cidade é pequena, não comporta muita gente."

Em Bom Jesus dos Perdões, moradores protestaram neste domingo, 19, contra projeto de construção de uma penitenciária feminina no município. A manifestação organizada pela Câmara Municipal teve apoio de prefeitos e vereadores até de cidades vizinhas, como Bragança Paulista, Atibaia, Nazaré Paulista e Piracaia. De acordo com o prefeito Eduardo Massei (PV), o município é turístico, integra o Circuito das Águas Paulista e não tem estrutura para receber um presídio. Massei pretende ir à Justiça para barrar a penitenciária.

Em Araçariguama, prefeitura e Câmara mobilizaram a população contra projeto de construção de dois CDPs na margem da Rodovia Castelo Branco, que corta a área urbana. Foi aprovada uma moção de protesto contra o projeto. A Secretaria de Administração Penitenciária confirmou projetos para a instalação de uma penitenciária feminina em Bom Jesus dos Perdões e dois CDP em Araçariguama. A proposta de Riversul será avaliada tecnicamente pela secretaria.
Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados