Propagandas

Pesquisar no BLOG

terça-feira, 9 de julho de 2013

Detentos de presídio em Manaus fazem rebelião.

Doze agentes penitenciários foram feitos reféns, nesta terça-feira (9), durante uma rebelião no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), de onde fugiram 30 detentos de alta periculosidade.

O local abriga 668 presos que aguardam julgamento. A revolta, motivada pela troca de diretores e pelo retorno às visitações de familiares, acabou deixando como saldo um agente penitenciário gravemente ferido e quatro fugitivos recapturados. Também há informação de que alguns dos 12 reféns, todos agentes carcerários, também estejam feridos. O motim começou por volta das 17h.

A rebelião atingiu todos os pavilhões e o setor administrativo do presídio, de onde os reféns foram... levados. A Polícia Militar (PM) atua com 70 homens de tropas especializadas. As negociações foram feitas pelo chefe do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Aroldo Ribeiro.

Segundo familiares dos presos, eles reivindicam a troca do diretor, o tenente de Exércio Carlos Figueiredo, e a volta das visitas de familiares aos presos que estão na ala de triagem.

A rebelião foi liderada pelo preso Alan Souza Cartimário, o 'Nanico', apontado como 'xerife' no Ipat. Quatro mães de presos participaram das negociações e o primeiro refém foi libertado às 19h15. Esta é a segunda rebelião no Ipa, este ano.

Na última rebelião por que passou o Ipat, em meados de janeiro último, pelo menos 200 detentos fugiram do local.
Paula Castro e Carlos Eduardo Matos
Em Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados