Propagandas

Pesquisar no BLOG

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Três mil detentos de Bauru ganham ‘saidinha’.

Por conta do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, cerca de 3 mil reeducandos que cumprem pena em Bauru irão deixar as respectivas unidades prisionais beneficiados com a saída temporária amanhã. Os números foram fornecidos pelas duas Varas de Execuções Criminais (VEC) da cidade.

Destes, o maior número vem do Centro de Progressão Penitenciária 2 (CPP2), onde 1.121 receberão o benefício. Depois, vem o CPP1, com 1.089 reeducandos. Já o CPP3 (antigo IPA) terá 792 detentos beneficiados com a popular “saidinha”. 

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, poderão obter autorização por prazo não superior a sete dias, durante cinco vezes ao ano.

Além dos beneficiados que cumprem pena nas unidades prisionais de Bauru, há também aqueles que estão detidos na região e também tem direito ao benefício. Em Pirajuí... nas duas penitenciárias, 182 detentos irão gozar da saída temporária neste fim de semana. Já em Balbinos, 117 reeducandos serão beneficiados.

Durante a “saidinha”, os presos precisam obedecer a algumas determinações judiciais. Eles devem permanecer nos endereços que declararam antes de sair das unidades, das 22h às 6h. Neste período, não podem frequentar locais que vendam bebidas alcoólicas e nem casas de prostituição. Como é de costume, a Polícia Militar (PM) intensifica patrulhamento nesses estabelecimentos.

Caso descumpram quaisquer destas determinações, eles serão reconduzidos às unidades prisionais e ainda perdem o direito ao benefício nas próximas oportunidades. Os reeducandos devem voltar às unidades prisionais até às 18h da próxima segunda-feira. Caso não retornem, serão considerados foragidos pela Justiça. 


Policiamento

Por conta da saída temporária do Dia das Mães, o 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4.º BPMI) intensificará o patrulhamento até o próximo dia 17. De acordo com a corporação, a medida visando maior segurança à sociedade bauruense e aos outros 18 municípios que compreendem abrangidos pelo batalhão.

A operação consistirá em bloqueios de trânsito e de abordagens, em áreas comerciais e bancárias, bem como em outras áreas de interesse de segurança pública. Além da questão da “saidinha”, a iniciativa se deve ao aumento do fluxo de pessoas nas áreas de comércio.

O patrulhamento, em Bauru, será de policiais militares que atuam na área da 1ª, 3ª e 4ª Companhias, Ronda Escolar e Força Tática, da Base de Rádio Patrulhamento Aéreo, Canil, Cavalaria, além do setor administrativo do Batalhão.
Vitor Oshiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados