Propagandas

Pesquisar no BLOG

sábado, 8 de setembro de 2012

Justiça proíbe novos presos na Penitenciária de Charqueadas, RS.

MP apurou que existem 871 detentos no local com capacidade de 336.
Susepe terá que reduzir população carcerária no presídio em 45 dias.

A Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), na Região Metropolitana de Porto Alegre, está impedida de receber novos presos a partir desta quinta-feira (30). A decisão foi do juiz Paulo Augusto Oliveira Irion, que ainda determinou que a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) reduza para 772 a população carcerária do local, em um prazo de 45 dias. Uma inspeção do Ministério Público verificou que existem 871 detentos na PEC, cuja capacidade é de 336. 

No pedido de interdição encaminhado à Justiça pelo Ministério Público, consta que há cerca de 30 apenados em celas com capacidade máxima para oito pessoas. O relatório ainda aponta deficiência na guarda, com apenas sete agentes penitenciários.

O juiz aponta a omissão do estado como grande culpado para a situação insustentável que vive a casa carcerária. Ele relata que, assim como o Presídio Central de Porto Alegre, a Penitenciária de Charqueadas tornou-se um depósito de seres humanos. O magistrado observa ainda que o aumento do número de presos se intensificou a partir da decisão da Justiça impedindo a entrada e permanência de presos com condenação no Central.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados