Propagandas

Pesquisar no BLOG

terça-feira, 11 de junho de 2013

Agentes da Penitenciária de Ponta Grossa protestam contra treinamento.

Secretaria da Justiça do PR quer transferir 15 agentes para cadeia pública.
Sindicato alega que formação dos agentes não é adequada para o serviço.

Agentes da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), no interior do Paraná, fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (6) contra a transferência de funcionários para a Cadeia Pública Hidelbrando de Souza. Eles não concordam com o ofício divulgado pela Secretaria da Justiça (Seju), que pretende enviar 15 agentes para o presídio para que passem por um treinamento em um período de pelo menos três meses.

Em contrapartida, outros 15 funcionários da cadeia pública devem ir para o PEPG no mesmo período. A Seju não se posicionou sobre a manifestação até a publicação desta reportagem, mas deve avaliar a reivindicação dos agentes.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, José Roberto Neves, a transferência não vai... resolver o problema da cadeia pública. “São dois tipos de formação. O agente da Penitenciária foi treinado para o tratamento penal para que o preso possa retornar à sociedade, com orientação médica e psicológica. Já o preso do ‘cadeião’ fica lá para esperar o julgamento”, explica.

Hoje, a PEPG possui 81 agentes penitenciários para cuidar de 430 presos no regime fechado. Segundo Neves, a recomendação do Conselho de Políticas Criminais e Penitenciárias é de que exista, no mínimo, um agente para cada cinco presos. No caso, a PEPG precisaria trabalhar com mais cinco funcionários para atender à recomendação.

Para o presidente do sindicato, se os 15 funcionários forem transferidos, o problema de falta de agentes capacitados na Penitenciária pode se agravar. “É quase que transferir um problema. Nós estamos preocupados com a segurança da PEPG para que ela continue tão segura como vem sendo, com tratamento adequado", concluiu.
G1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados