Uma série de denúncias de farras feitas por detentos nas dependências do centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRAHM), em Santarém, foi mostrada à população no inicio desta semana, durante o programa Rota 5, da TV Ponta Negra.
Quem imagina que os apenados vivem escoltados por seguranças, policiais ou agentes prisionais o tempo inteiro, viu o outro lado da realidade dentro da cadeia. Imagens de churrasco, dinheiro e muito lazer de um grupo de presos foram registradas por câmeras de celular e enviadas a uma equipe da emissora. O flagrante foi mostrado com exclusividade pelo programa, no início da tarde de segunda-feira, 22...>
IMAGENS
As imagens foram feitas pelos próprios detentos e chegaram à redação da emissora santarena, que fez a denúncia às autoridades. Os presos têm acesso às redes sociais e utilizam celulares e notebooks dentro da cadeia.
Os detentos exibiam ainda dinheiro e faziam pose para fotos que foram colocadas nas redes sociais.
REGALIAS
Cenas parecidas são mostradas constantemente à sociedade sobre as regalias que gozam os detentos no presídio de Cucurunã. Além disso, as fugas ocorrem rotineiramente e pouco se ouve falar em punições. Até ontem, o centro de detenção era dirigido interinamente por Vianey Pinto.
As imagens mostram ainda as guaritas da penitenciária em condições precárias. Telhas quebradas e uma série de outros problemas estruturais que comprometem a segurança naquela casa penal.
CHURRASCO
As fotos mostram os detentos Wenas Anjos Costa e Henrique Castro em momento de lazer e descontração, assando churrasco. A direção do presídio de Cucurunã preferiu não se pronunciar sobre o episódio, mas no final da tarde de ontem foi divulgada a informação de que Vianey Pinto deixa o comando daquele centro nesta quarta-feira.
NOVO COMANDO
A direção da Penitenciária Silvio Hall passará a ser comandada pela assistente social Maria de Lourdes Barradas. Ela é servidora da Superintendência do Sistema Penal do Estado do Pará (Susipe). A casa penal vinha sendo administrada interinamente desde o dia 29 de junho pelo vice-diretor Vianey Pinto depois que o diretor Anderson Palheta deixou o cargo para voltar a assumir a unidade pela qual era responsável, no município de Ananindeua. Palheta ficou na direção da penitenciária durante 113 dias, após a exoneração do coronel Walter Santos.
Diário do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário