Propagandas

Pesquisar no BLOG

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Evento discute modernização e humanização do Sistema Penitenciário em MT.

A modernização e humanização do Sistema Penitenciário como um compromisso do governo de Mato Grosso foi destacada pelo secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Possas, na abertura do Fórum Mato-grossense que discute o setor. O evento teve início, esta tarde, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

De acordo com o coordenador técnico do evento, juiz auxiliar da Corregedoria Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, durante os três dias de evento serão debatidas as soluções para o sistema penitenciário levando em conta a realidade mato-grossense. "Esse tema é muito importante para toda a sociedade que deseja ter paz social. Precisamos aprofundar a discussão, ver os motivos da delinquência e o que ela traz como consequências para a sociedade"...>

Durante o evento os trabalhos realizados pelos reeducandos, foram expostos. O titular da Sejudh, Carlos Possas, explicou que o governo de Mato Grosso investe na humanização do sistema penitenciário por meio de diversas ações.

Foram realizados durante a atual gestão dois cursos de operação penitenciárias especializadas (COPE) que habilitou servidores ao ingresso no setor de operações especializadas. Estes profissionais estão substituindo gradativamente os policiais militares. Os Servidores penitenciários estão sendo capacitados dentro de uma perspectiva humanista, princípios dos direitos humanos.

Segundo o secretário, o governo tem investido na geração de mais vagas. Dentre as obras estão a inauguração do Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda; Inauguração do anexo do semiaberto junto ao Centro de Ressocialização de Cuiabá e a construção do Centro de detenção provisória de Juína e Peixoto de Azevedo.

"As ações do sistema penitenciário não são poucas. Há poucos anos saímos do sistema carcerários e estamos construindo alicerce de um sistema novo, o penitenciário. Renovamos 100% da frota dos veículos operacionais utilizados nos estabelecimentos penais. Também fomos contemplados pelo Depen com 2 ambulâncias novas equipadas com UTI e 04 carros tipo celas do tipo furgão", afirmou.

O evento conta com a participação do governo de Mato Grosso, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Departamento Penitenciário Nacional (DPEN), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública.
Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados