Propagandas

Pesquisar no BLOG

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Preso se passa por visitante e foge de penitenciária pela porta da frente.

Detento disse aos agentes que havia deixado os documentos na portaria.
Fugitivo estava preso na PEF 2, em Foz do Iguaçu, desde março de 2012.

Um detento se passou por visitante e fugiu da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 2 (PEF 2), no oeste do Paraná, pela porta da frente. O caso foi registrado no domingo (18) por volta das 12h30, logo depois da saída dos visitantes...>

Segundo o diretor da unidade, Mozart David Zimmermann, o preso disse aos agentes penitenciários que havia deixado os documentos na portaria. A história foi contada para dois servidores sem que nenhum a conferisse com os porteiros. O detento já havia usado a mesma estratégia para fugir da Cadeia Pública de Foz do Iguaçu em 2011.

Os agentes penitenciários só desconfiaram da fuga quando um dos veículos que aguardava em frente à unidade saiu em alta velocidade. Depois de feita a contagem dos presos, confirmou-se que um havia fugido. Policiais militares, civis, rodoviários e federais foram acionados para iniciar as buscas no começo da tarde. Até as 9h desta segunda-feira (19), o fugitivo não havia sido capturado. O detento estava cumprindo pena por furto desde maio de 2012 e a concluiria em 2015.

Ainda de acordo com o diretor, houve falha no controle das visitas e a Corregedoria do Departamento Penitenciário do Paraná(Depen-PR) abrirá um processo administrativo para apurar se houve facilitação ou negligência dos agentes penitenciários. “Se o procedimento de fiscalização estabelecido tivesse sido feito, com a conferência da credencial de visita e da história que o detento contou, ele não teria fugido tranquilamente como fugiu”, apontou.

Guaritas
A última fuga da PEF2 foi registrada no dia 31 de julho deste ano, quando cinco detentos conseguiram escapar por uma guarita vazia. À tarde, dois foram encontrados em uma casa no bairro Morumbi após uma denúncia anônima. Dois dias depois, o diretor do Depen-PR, Maurício Kuehne, esteve na unidade para vistoriar e exigir da Polícia Militar a reativação das três guaritas. “As negociações ainda estão em andamento, mas elas estão sendo ocupadas gradativamente”, comentou Zimmermann.

Atualmente, a PEF 2 está com a capacidade máxima de 925 detentos.
Fabiula Wurmeister
G1 PR, em Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER

Interessados